top of page
Foto do escritorLeticia Almeida

Etiqueta para Funerais: existe isto?


Em um momento de perda, as preocupações com etiqueta podem parecer secundárias, mas seguir algumas diretrizes pode ajudar a tornar o funeral mais respeitoso especialmente para os familiares que estão processando o choque da despedida. Aqui estão algumas orientações de etiqueta a considerar:

1. Vestimenta Adequada: Antigamente as pessoas optavam por roupas escuras e sóbrias em funerais, o que não é mais algo necessariamente praticado. Ainda assim, vale evitarmos roupas extravagantes ou chamativas e optarmos, se possível, por algo discreto e respeitoso.

2. Celulares e Discrição: Desligue ou coloque seu celular no modo silencioso antes de entrar no salão do velório. Mantenha conversas discretas e evite distrações.

3. Cumprimente com Gentileza: Cumprimente a família enlutada com palavras gentis, como "Sinto muito pela sua perda". Um abraço ou aperto de mão suave pode ser reconfortante.

4. Assine o Livro de Condolências: Se houver um livro de condolências, é uma maneira respeitosa de expressar seus sentimentos e fornecer suas informações de contato à família.

5. Mantenha um tom baixo de conversa e especialmente durante os momentos finais ou de oração fique em Silêncio.

6. Evite Comentários Inapropriados: Evite fazer comentários sobre a causa da morte ou outros tópicos delicados. Mantenha as conversas respeitosas e centradas na memória do falecido.

7. Ofereça Apoio, mas Respeite o Espaço: Se você conhecia a família ou o falecido, ofereça apoio, mas esteja ciente de que eles podem precisar de espaço para processar suas emoções.

8. Respeite a Cultura e a Religião: Se a cerimônia for religiosa ou cultural, siga, ainda que com moderação, as tradições e rituais respeitosamente, mesmo que não compartilhe as mesmas crenças.

Lembre-se de que a etiqueta é uma maneira de demonstrar respeito pela família enlutada e pelo falecido. Cada funeral pode ter suas próprias peculiaridades, portanto, esteja atento às orientações específicas fornecidas pela família ou pelos organizadores. A empatia, o respeito e a compreensão são as chaves para oferecer conforto nesses momentos difíceis.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page