top of page

Comunicando o falecimento para as demais pessoas



Perder um ente querido é uma experiência profundamente dolorosa. Nesses primeiros dias, além de lidar com o luto, surgem inúmeras tarefas práticas, relacionadas à organização do funeral e conseguir comunicar a notícia a amigos, parentes e até mesmo colegas de trabalho.

Sabemos que passar horas ao telefone contando sobre a perda não é o que se deseja nos momentos seguintes ao falecimento, especialmente se o falecimento for repentino e as pessoas quiserem saber o que aconteceu.

As pessoas mais próximas ao falecido, como familiares próximos, melhores amigos e, dependendo das circunstâncias, um chefe ou colega de trabalho próximo, devem ser informados o mais rápido possível, de preferência por você, se for o cônjuge, pai ou filho da pessoa falecida.

Depois disso, considere delegar estes telefonemas para outras pessoas que possam ajuda-lo a comunicar o falecimento para quem você queria divulgar a notícia. Considere, portanto, designar alguém como uma pessoas responsável por esta comunicação.

Em alguns casos, também pode fazer sentido nomear várias pessoas para essa tarefa, atribuindo a cada uma um grupo específico para ligar.

Lembre-se também de designar alguém para informar os seus amigos sobre a situação, mesmo que estas pessoas eventualmente não tenham conhecido a pessoa falecida. Estas pessoas podem ter interesse em saber como você está.

Tenha em mente que além da necessidade de comunicar a todos sobre o falecimento, você precisa tentar minimizar seu próprio estresse e manter as ligações o mais breve possível, caso esta seja sua preferência.

É importante considerar qual é o momento mais oportuno de fazer esta comunicação para as pessoas que não são tão próximas. Talvez você possa preferir avisá-los apenas quando já tiver alguma programação quanto à cerimônia de despedida.

No caso de falecimentos inesperados, considere que outras pessoas expliquem o ocorrido para quem precisa ser avisado, para que você não fique ainda mais vulnerável ao ter que repetir a situação diversas vezes.

Postar a informação nas redes sociais também pode ser bastante importante, especialmente para comunicar informações sobre a cerimônia de despedida, mas avalie se todas as pessoas que precisam saber sobre o ocorrido pessoalmente já foram informadas para que não sejam pegas de maneira muito desprevenida, causando angústia ainda maior.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page