Após o falecimento de um ente querido, recomendamos ao familiar que entre em contato o quanto antes com o seu empregador (ou alguém de seu trabalho que possa avisá-lo do ocorrido) informando que possivelmente o familiar enlutado ficará alguns dias afastado do trabalho.
Oferecemos abaixo algumas orientações que acreditamos que podem tornar este processo mais suave:
Expresse de forma clara e concisa a situação. Informe a data do falecimento e quaisquer detalhes relevantes, como a relação com o ente querido. Se possível, mencione sua disponibilidade para discutir como isso afetará seu trabalho.
Pergunte acerca das licenças disponíveis neste momento: além da licença luto, de dois dias, para o caso de falecimento de membro da família imediata, a empresa ainda pode disponibilizar dias adicionais ao empregado para que este possa processar o choque dos primeiros dias.
Em alguns casos, seu empregador pode pedir documentação, como uma certidão de óbito. Esteja preparado para fornecer documentos quando solicitado.
Tenha em vista manter seu empregador atualizado sobre sua situação e qualquer mudança em seu retorno ao trabalho, se aplicável. A comunicação aberta ajuda a manter as expectativas mais alinhadas, o que traz um pouco mais de tranquilidade para um momento turbulento.
Se necessário, consulte seu departamento de recursos humanos para obter orientações adicionais sobre suporte ao luto e sobre como lidar com essa situação no contexto do seu trabalho.
Lembramos que cada situação é única, mas a compreensão e empatia do seu empregador podem ser essenciais durante esse período. Esteja ciente de seus direitos e converse com o departamento de recursos humanos, se sentir que precisa de assistência adicional.
Comentarios