Quando um ente querido falece, um dos documentos que precisamos essencialmente emitir é a certidão de existência ou inexistência de testamento.
Contudo, este documento apenas revela eventual testamento público que o falecido tenha deixado e não os testamentos privados eventualmente existentes.
Caso algum familiar tenha ciência de que o falecido fez de fato um testamento particular, encontrar o documento pode ser crucial para garantir que os últimos desejos sejam respeitados.
Veja o que você pode fazer para obter uma cópia deste documento:
1. Busque na Casa: Inicie sua busca na residência da pessoa, onde a maioria das pessoas guardam seu testamento junto com outros documentos financeiros importantes, como extratos bancários, apólices de seguro de vida e informações sobre aposentadoria.
2. Entre em Contato com o Advogado da família: Se você souber qual advogado ou escritório de advocacia a pessoa falecida usou para fazer o testamento, ou usava habitualmente em suas tratativas, considere entrar em contato com eles para obter uma cópia.
3. Verifique no Cartório de Notas se houve algum registro de documentos em nome da pessoa falecida. Testamentos particulares podem ser registrado em forma de notas no Tabelionato.
4. Se possível faça uma busca no e-mail da pessoa falecida. Atualmente existem alguns aplicativos que fazem declarações de última vontade online, sendo que muitos deles enviam confirmação, senha e uma via final para o email do testador.
E lembre-se de que respeitar os desejos de uma pessoa falecida é uma maneira significativa de honrar a memória da pessoa e proporcionar alento para seus entes queridos.
Lembre-se de que esse processo pode variar dependendo das leis locais e das circunstâncias, então procurar aconselhamento ou assistência legal é aconselhável ao lidar com questões de partilha. #Testamentos #Partilha #RespeitoaosDesejos #PlanejamentoPatrimonial
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